sexta-feira, dezembro 28, 2012

A lista

No atropelo dos dias a correr todos para ver qual deles chega primeiro ao último do ano fazem-se as habituais listas.

Refiro-me às listas dos melhores filmes, dos melhores livros, dos melhores dos melhores do ano, discos, personagens e acontecimentos, um caleidoscópio de factos e ideias difícil de conceber quando não se tem a eloquência cultural de um crítico jornalista.

Invejoso como sou, não quero ficar atrás das luminárias que tudo leram, tudo viram e ouviram, ganhando dessa forma uma autoridade que não tenho mas que posso fingir que tenho. A inveja tem destas coisas.

Como sou desorganizado e  chego muitas vezes tarde e a más horas ao conhecimento exigido (se frequentasse o Facebook com maior regularidade talvez me safasse) vou aqui lavrar uma lista digna da minha soberba. É possível que algumas das coisas que constam desta lista nem tenham saído este ano, não há problema.

Assim:

O melhor filme do ano foi "Vergonha" daquele gajo com nome de actor mas que é realizador e foi artista plástico. Mas também gostei muito de "Tabu" do muito nosso Miguel Gomes e poderia citá-lo antes do outro. É uma questão de pedantismo cultural...

O melhor disco (dos que ouvi) foi "Blunderbuss" de Jack White. Decerto me estão a escapar montes de coisas interessantes mas, assim de repente, não me ocorre outro o que deve fazer deste o que mais me impressionou.

O melhor livro que li este ano... caraças, esta é mais complicada. Sei que "Mel" de Ian McEwan saiu em 2012 e é um grande livro. Também me agradou "A Boneca de Kokoschka" de Afonso Cruz mas, vejo agora, que já foi editado em 2010. E depois? Li uma mão-cheia de bons livros, "O Varandim seguido de Ocaso em Caravangel" de Mário de Carvalho foi editado este ano e também poderia figurar no topo. Fico por aqui que já estou a ficar confuso.

Termino a minha singela lista com a escolha do melhor palhaço ou o maior palhação, não interessa muito para o caso. Esta é fácil e difícil: entre Miguel Relvas e Pedro Passos Coelho venha o Diabo e escolha. De preferência que escolha os dois e os leve com ele.

Até breve e boas listas.

3 comentários:

Luma Rosa disse...

Ainda não fiz a minha lista, mas por certo, também estarei atrasadinha... a vida já anda corrida e correr para estar a par do entretenimento torna-se um pouco demais, não acha? Relax...
De tudo o que citou, ouvi Jack White com seu "Blunderbuss". Muito dígno!!
Li "Serena" de Ian McEwan. É um livro que se dá muito bem com leitores mais experientes, que não estão mais tão afoitos e conseguem acompanhar um texto mais calmo, eu diria procedimental, mas nem sei se é a palavra certa.
Também li, durante minha formação como leitor, livros mais sérios que minha idade, e isso me ajudou, sem, no entanto, me fazer desgostar de livros mais despretensiosos.
Este ano meu cinema foi chulé! E só lembro do pior filme que assisti #soneca
Feliz ano novo!!

the dear Zé disse...

e o coelho gaspar? o tenebroso palhaço coelho gaspar...

(gostei pouco do Vergonha, demasiado moralista; adorei o Tabu, gostos...)

Silvares disse...

Luma, bom ano de 2013 (com melhor cinema :-)

Zé, o palhaço Gaspar também merece destaque. Podia pendurar-se na fachada da Assembleia da República, por exemplo.