domingo, fevereiro 07, 2010

Longe da vista


Uma notícia curiosa: Ministros das Finanças do G7 reúnem no Canadá
Os sete do "Ocidente" reúnem à lareira no Canadá gelado hoje e amanhã. Não se conhece a agenda, e consta que não haverá comunicado final.

É sintomático que os representantes do grande capital se reunam num sítio como Iqaluit, "lugar de muitos peixes", longe de tudo e de todos os que gostariam de aproveitar mais esta cimeira para atirar uns tijolos e queimar uns carros enquanto a polícia de choque faz os seus números habituais. Desta vez não há pão pra malucos!

Ao que parece os ministros das finanças dos países que pertencem a este restrito clube de abomináveis homens das neves estão preocupados com a ascenção económica da China que começa a reclamar um papel principal no filme da actualidade mundial. Talvez esta reunião lá para as bandas do círculo polar árctico marque com nitidez a anunciada volta da História que fará da China uma superpotência, relegando as potências europeias para embaraçosos papeis secundários.

Estados Unidos da América, China e, segundo dizem os oráculos mais respeitados, a Índia e o Brasil formarão o próximo clube especial (com a Rússia à espreita). Quando as coisas forem assim poderão sempre reunir algures na China, até mesmo em Pequim (ou será Beijing?) que ali o poder tem mais músculo que o próprio Yeti.

Esta cimeira com o horizonte gelado de Iqaluit como pano de fundo só pode significar que alguma está a mudar... e a mudar muito!

5 comentários:

Rui Sousa disse...

Como diria um tal de principe de Falconeri " mudar para que tudo fique na mesma "

fada*do*lar disse...

A fada está de volta! :D
Perdoa-me, não venho comentar o G7, venho somente dizer OLÁ! e aproveitar para pôr a leitura em dia.
E... dar os parabéns pelos 1000 posts. Uau, isso é muita cabeça! ;)

Beijos e saudaaaaaaaaaaades

Silvares disse...

Rui, esta mudança é bem capaz de transformar muita coisa...

Fada, bons olhos te vejam!

Lina Faria disse...

Também acho que vai além de Visconti.
Respeito os oráculos e temo os dragões! hehehe

Silvares disse...

Eheheh... (já reparou que em português brasileiro se diz Hehehe e em português português se diz Eheheh? O que dirá o Acordo Ortográfico a este respeito?)