domingo, novembro 22, 2009

O regresso da realidade


"Un de ces longs bras se glissa par l'ouverture"
João Fonte Santa
acrílico sobre tela
190X146cm
The Return of the Real é o título genérico da exposição de pintura de João Fonte Santa, patente ao público no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira. Um conjunto de telas de grande formato realizadas num esplendoroso preto/branco/cinzas e mais qualquer coisa, mostram bem o universo de maravilhosa decadência que o autor encontra no mundo que nos rodeia.

Além da excelência técnica, há uma dimensão ética que nos espreita por detrás de cada trabalho e espera ser percebida pelo nosso olhar. O texto de David Santos no folheto da exposição (ler aqui um pequeno excerto) contextualiza estes trabalhos no percurso do artista e no mundo real que lhes impõe a fronteira entre lá e cá.

Partindo de ilustrações de obras de Júlio Verne ou de vinhetas de Banda Desenhada de Hal Foster e Jack Kirby, Fonte Santa cria imagens com fortíssima presença, capazes de seduzir o olhar com uma delicadeza inesperada. A técnica utilizada é estonteante, os resultados espectaculares. Quem tem o gosto pela pintura encontrará aqui motivos de regozijo.

7 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

E VAI ESTAR PATENTE ATÉ 31/1. Uma excelente sugestão.

Silvares disse...

Obrigado por complementares a informação com a data. Faltam-me algumas costelas de jornalista.
:-)

Anónimo disse...

Gostaria de ver essa pintura ao vivo, ainda que em tons de preto e cinza!!!srsrs

Silvares disse...

Pode crer que vale a pena. A imagem que ilustra o post não dá, nem de longe nem de perto, uma ideia sequer aproximada das qualidades dos trabalhos. Apareça!
:-)

Jo-zéi F. disse...

foste à inauguração??
espetáculo, não???
gostaria de ter ido,mas...nã pude.

e as bandas desenhadas pelo meio.

dás BOA NOTA!!!!

Silvares disse...

Não fui à inauguração, fui apenas no Sábado mas lá estava o Fonte e mais algumas pessoas. Conversas interessantes, boa pintura...

MUMIA disse...

uma grande trabalheira...