domingo, novembro 09, 2008

Recuperando posts antigos (2)

É no próximo dia 28 deste mês que as 100 Cabeças deste blogue fazem 3 anos de actividade blogosférica. Já em Setembro rebusquei o baú e (re)postei um post antigo, o segundo da vida do 100 Cabeças aqui. Recordar é um exercício interessante. Recordar textos, desenhos ou pinturas esquecidos, recordar ideias apontadas ou pensamentos meio roídos pelo Tempo é um exercício... curioso.

Hoje estou um pouco nostálgico e resolvi (re)postar o primeirinho de todos os posts deste blogue que foi assim:





Questão de Contexto



"A Fonte" foi eleita como a mais significativa obra de arte do século passado.O princípio consiste em retirar um objecto do contexto com o qual nos habituámos a relacioná-lo, dar-lhe um nome diferente e... aí está! Uma obra de arte completamente inesperada.



Mas... será esta atitude assim tão extraordinária?Quando passeamos a carcaça por entre as paredes de um qualquer museu, Europa adentro, admirando as obras expostas, estaremos tão longe do urinol de Duchamp quanto imaginamos?



O que diria um fabricante de sarcófagos egípcio ao ver a sua obra exposta sem pudor aos olhos de toda a gente?



E Bosch, ao ver a sua obra numa sala do Museu Nacional de Arte Antiga, junto a outras, igualmente retiradas do contexto para o qual foram criadas e ali espetadas para espanto do pessoal e demais papalvos?



Os museus são, na verdade, imensos depósitos dos mais variados readymade cuja principal qualidade é terem o condão de sossegar os visitantes quanto à grandeza do passeio que efectuam.



Tal como a montra do talho expõe o corpo retalhado da vaca, também o Museu expõe pedaços das criações de artistas e quejandos, roubados aos locais de origem, esvaziados de magia e significado, banalizando o acto criativo ao nível da bola de Berlim com um copo de água morna.



Talvez fosse melhor mijar no urinol de Duchamp.

8 comentários:

Anónimo disse...

O 100 cabeças tem exatamente um ano a mais que o VARAL.
Não poderia ter tido outra origem, que não uma postagem sobre um dos meus ìdolos!( me esqueci "dele" na postagem da TERTÚLIA no próximo dia 15....)
De lá até esta parte, o 100cabeças mostrou a que veio. Ganhou amigos e inriqueceu sobremaneira as artes na blogosfera!

Parabéns ao aniversariante e forte abraço ao amigo Silvares!

Silvares disse...

Eduardo, obrigado, a verdade é que estou a comemorar o aniversário com alguma antecedência. Assim uma espécie de festa cigana com longa duração.
:-)

Anónimo disse...

Silvares,

e no meu caso, a do Varal que seria dia 19 próximo, não estarei aqui ( viajo de 14 a 23) comemorarei na volta!Porém o bloguito ( como diz a Ex-sulista) continuará postando NORMALMENTE no PILOTO AUTOMÁTICO do GRANDE blogger ( que a bem da verdade, funciona perfeitamente)!....rsrsrs

Abçs

Beto Canales disse...

Então assim nasceu o ótimo 100 cabeças... que idéia interessante....

Parabéns a ele (o blog), tbm adiantado, pelos 3 anos.

Alice Salles disse...

E ja nasceu sem papas na lingua! Eeeee!

Jorge Pinheiro disse...

Um urinol faz sempre falta. Neste duvido que deixem e, no entanto, é como os outos... ou não? Parabéns por este magnífico blogue que em boa hora encontrei e que passou a ser um "must".

Beto Canales disse...

Hehehe... ainda bem, né Alice...?
É exatamente isso...

Silvares disse...

Eduardo, boa viagem e bons posts automáticos.

Beto, obrigado, um aniversário acaba por ser um dia como os outros... mais ou menos. Mas marca pontos no calendário...

Alice, por vezes é um problema não ter papas na língua, mas sabe bem!
:-)

Jorge, obrigado. Espero fazer por merecer essas palavras.